Colar de âmbar: opiniões diferentes formam decisão

Elogiado por alguns, desacreditado por outros. Quais são suas virtudes? Como escolher a joia certa para o bebê? Que conselho seguir? Que precauções devem ser tomadas para uso sereno? Tantas perguntas apropriadas para formar uma opinião sobre a incrível resina natural.

Por que o colar de âmbar bebê?

Cada vez mais comum em joalherias, marcas de puericultura e lojas orgânicas, o colar de ambar báltico  é um dos presentes de nascimento preferidos para quem procura um presente bonito, natural e útil.

A grande maioria do âmbar tem belos tons dourados ou mel, variando do amarelo ao conhaque dependendo de sua origem, uma superfície lisa e macia após o polimento e uma transparência mais ou menos pronunciada, que deixa passar agradavelmente a luz.

Mas o âmbar, uma resina vegetal milenar, não serve apenas para fazer jóias delicadas. A opinião geral é que os colares de âmbar são famosos por seus efeitos calmantes nas crianças, permitindo que elas suportem a dor dos primeiros dentes com mais facilidade.

Âmbar famoso por suas virtudes ancestrais

Para entender melhor o âmbar e a mania de que é assunto, é preciso olhar mais de perto a litoterapia. Essa medicina alternativa quer que pedras e cristais possuem uma energia vibracional capaz de suavizar e às vezes combater os males do corpo e da mente.

Observe que o âmbar não é uma pedra nem um cristal, mas sua formação milenar a partir de resinas de pinheiro frequentemente localizadas ao redor do Mar Báltico o torna uma pedra preciosa considerada hoje como uma pérola semi preciosa.

Comparado às gotas do sol, apelidadas de “lágrimas dos deuses” e semelhantes ao mel cristalizado, o âmbar do Báltico intriga e desperta admiração desde os tempos pré-históricos.

Do ponto de vista físico, o âmbar combate doenças na esfera otorrinolaringológica, fortalece o sistema imunológico, promove o sono e alivia dores dentárias e articulares por meio de sua ação anti-inflamatória.

No nível psíquico, o âmbar é a gema da auto-afirmação. Facilita a fala e a expressão, estimula o trabalho intelectual, desbloqueia as energias corporais e combate os sentimentos de depressão.

Como reconhecer o âmbar real?

Se, sobre os benefícios do colar de âmbar, as opiniões divergem, a gema continua muito procurada. É este sucesso que, paralelamente, faz o das falsificações em plástico, baquelite ou celulóide, que de certa forma não apresentam nenhuma virtude.

Existem vários testes para tentar separar o falso do verdadeiro. No entanto, distinguir o âmbar real permanece muito complicado. Além disso, cheques desse tipo podem danificar sua joia, sua pedra ou o colar do bebê.

  • Esfregado com acetona ou solvente, o âmbar não se deteriora enquanto alguns plásticos se desintegram.
  • Uma agulha quente deixa uma marca clara no âmbar que exala um cheiro agradável de pinho, enquanto deixa uma marca preta no plástico que tem um cheiro bastante pungente.
  • Na água salgada, o âmbar flutua ao contrário de certos plásticos que afundam.
  • O âmbar natural exposto à luz negra revela áreas características de fluorescência.

Colar de âmbar: a opinião dos cientistas

Em relação ao colar de âmbar, peça a opinião do pediatra do seu filho; há uma boa chance de que ele sempre responde da mesma maneira: cientificamente, o âmbar não tem virtude ou efeito comprovado sobre a dor de dente, ou sobre qualquer outra doença, qualquer que seja sua natureza. Por isso, isso representaria um risco para a criança.

Acidentes extremamente raros

Se os acidentes relacionados ao colar de ambar para bebe são muito menos frequentes hoje em dia devido aos novos padrões de fabricação, prender algo – jóias, lenço, cachecol… – ao redor do pescoço de uma criança ou bebê permanece formalmente não recomendado. À noite ou durante uma soneca, é recomendável removê-lo sistematicamente.

Se o colar for muito grande, o risco é que ela fique presa – na roupa, em um brinquedo ou na cama – e aperte o pescoço da criança às vezes até o estrangulamento. Além disso, se o colar quebrar, as contas de âmbar podem se espalhar, ser ingeridas e causar asfixia.

Ocasionalmente defeituoso artesanato

Para ser eficaz, o âmbar natural deve ser usado em contato com a pele. Além disso, do ponto de vista do material, a resina não apresenta nenhuma contraindicação. No entanto, a fabricação de jóias de âmbar – especialmente quando se trata de falsificações – às vezes é falha. 

Colar de âmbar: opinião dos pais

Por outro lado, e esta é sem dúvida a principal razão do sucesso do colar de âmbar para bebé, muitos pais notam a sua eficácia pela melhoria dos sintomas da dentição, quando é colocado. Assim, seu uso é semelhante ao de um remédio de com efeito positivo, uma tradição ou uma dica compartilhada entre futuras mamães.

Os mais rigorosos evocam suas propriedades piezoelétricas (de polarização); os íons negativos liberados pela resina estariam na origem de sua ação calmante e anti-inflamatória. Outros, após meses de experiência, confiam na forma ou cor das pérolas, enquanto os mais imperturbáveis ​​afirmam que o colar de âmbar simplesmente funciona.

E isso não é novidade, os Antigos da Grécia e da Roma Antiga já recomendaram colocar o âmbar no berço dos bebês para promover seu bem-estar e desenvolvimento.

Bebês aliviados e serenos

A dentição, embora natural, muitas vezes deixa os pais jovens perturbados com o sofrimento do bebê. Assim, assim que o alívio aparece, toda a família fica tranquila. Menos dor de dente, menos irritação na pele – assaduras – e melhor sono, muitas vezes basta ver um bebê feliz para obter uma opinião positiva sobre o colar de âmbar.

Observe que ainda é preferível, por precaução, remover a coleira de uma criança à noite e quando ela estiver dormindo. Isso também pode ser substituído por uma pulseira de âmbar, se aprovada, usada no pulso ou no tornozelo do bebê.