Espaços de coworking abraçam o nômade digital

Os espaços de coworking hoje atendem a corporações, nichos de mercado e outros segmentos, mas as raízes do setor vêm do mercado de empreendedores e trabalhadores independentes. 

Os nômades digitais são uma população de trabalhadores independentes que podem operar remotamente com cargos habilitados para tecnologia. De acordo com a MBO Partners, quase 5 milhões de trabalhadores independentes se encaixam na descrição de nômade digital, com mais 17 milhões aspirando a ser nômades.

O surgimento de co-living, reuniões remotas/online, viajantes individuais e, claro, coworking, permitiram que os nômades digitais prosperassem e criaram um segmento de clientes que os operadores de espaços compartilhados adotaram.

A pesquisa mostra que esse grupo é cerca de dois terços do sexo masculino e mais da metade tem mais de 38 anos, o que é mais velho do que os membros tradicionais de coworking com endereço fiscal para Campinas e outras cidades. Cerca de metade do mercado nômade é composto por trabalhadores de meio período, alinhando-se ao segmento freelancer que costuma povoar os espaços de coworking.

Uma cura para a colaboração

O principal prejuízo para a vida como nômade digital é a solidão e a falta de oportunidades de colaboração. Embora a independência possa ser parte da razão pela qual alguns escolheram esse estilo de trabalho, os nômades digitais ainda se beneficiam muito da interação e da comunidade de um ambiente de coworking. Além de compartilhar ideias e aprender com outras pessoas, sabe-se até que melhora o humor.

Um espaço de coworking com endereço fiscal para Jundiaí e outras cidades, oferece a oportunidade de usar salas de reuniões privadas, conectividade de alta velocidade, áreas de chamadas telefônicas isoladas ou à prova de som e muitos outros benefícios que os trabalhadores remotos exigem. Mas durante o tempo de inatividade, há lugares para interagir e conversar, como cafés e espaços casuais, uma oportunidade perfeita para colaboração.

Enquanto o funcionário de escritório tradicional constrói relacionamentos ao longo da carreira e se envolve em oportunidades de networking de forma consistente, isso está faltando para um nômade que trabalha em casa, em bibliotecas ou cafeterias. Coworking é uma cura natural para a falta de colaboração que vem com esse estilo de vida.

Trabalho remoto corporativo

O que acontece à medida que o coworking corporativo continua crescendo? Empresas de todos os tamanhos estão se tornando mais dispostas e capazes de contratar trabalhadores remotos e nômades digitais, especialmente empresas que já estabeleceram uma presença em espaços de trabalho compartilhados. Isso cria uma reação em cadeia: quanto mais empresas adotam o trabalho remoto, mais o coworking prospera e, por sua vez, mais adultos que trabalham estão dispostos a seguir o caminho nômade.

As necessidades dos trabalhadores independentes e remotos tornaram-se mais claramente definidas e aceitas. Alguns preveem que os hotéis serão os próximos a adotar o modelo de coworking. 

Os nômades que viajam constantemente podem usar um espaço de coworking em seu hotel, equipado com conexão de internet e serviço telefônico de primeira linha. Esses hotéis centrados em coworking podem oferecer estadias flexíveis, permitindo que os membros ajustem as datas de check-in e check-out conforme necessário.

Segurança é fundamental

A segurança é uma grande preocupação quando se trabalha de forma independente. Um estudo recente mostrou que 38% dos trabalhadores remotos admitiram que não tinham o conhecimento necessário de suporte técnico. Por esse motivo, os espaços de coworking que oferecem recursos de segurança de alta qualidade são mais atraentes para os nômades.

Além das soluções e criptografias de VPN, ter uma equipe de TI dedicada, SSID, redes separadas para convidados e membros e muitos outros recursos são componentes essenciais para a segurança dos espaços de coworking com endereço fiscal para sorocaba

Um nômade digital trabalhando em casa ou em um local público teria que estar disposto a trabalhar sem esses recursos, não importa o quão significativas ou confidenciais sejam as tarefas. 

Corporações corporativas especificamente provavelmente solicitarão segurança para dados comerciais proprietários quando os funcionários usarem espaços de coworking.