A importância da água para a nutrição do cão

Uma dieta equilibrada não é a única parte necessária para manter seu cão saudável. Água para beber também é uma parte muito importante das necessidades diárias e nutrição geral do seu cão. A água é o principal componente das células saudáveis ​​e vivas do corpo. Sem água, o corpo do seu cão não será capaz de funcionar corretamente. Mais especificamente, seu cão vai desidratar.

Para que seu cão consiga água diária suficiente, você precisa fornecer água junto com uma dieta saudável e equilibrada (que também fornece um pouco de umidade).

O QUE A ÁGUA FAZ PARA OS CÃES?

filhotes de golden retriever
Filhote bebendo água

O objetivo da água é transportar e mover importantes nutrientes para dentro e para fora das células do corpo. Ajuda na digestão dos alimentos e ajuda o corpo a absorver os nutrientes. A água também serve para esfriar o corpo e trabalha para manter a temperatura corporal normal.

A água lubrifica e amortece as juntas e facilita o movimento. A medula espinhal e outros tecidos internos também são amortecidos pela umidade e os resíduos são removidos do corpo através da micção e evacuação.

Basicamente, todas as funções corporais importantes requerem água e, sem suprimento adequado, seu cão pode adoecer rapidamente e desidratar. Os órgãos acabarão se danificando com a falta de água. Se a deficiência durar o tempo suficiente, órgãos (como rins, fígado, etc.) começarão a se desligar. A morte seguirá logo depois.

FORNECENDO ÁGUA ADEQUADA PARA CÃES

Para garantir que seu cão sempre tenha água suficiente para mantê-lo saudável, você deve fornecer água limpa e clara diariamente que seja facilmente acessível ao seu animal de estimação. Mantenha a tigela do seu cão sempre cheia e sempre reabasteça com água limpa e fresca diariamente.

Como regra geral, os cães devem beber aproximadamente 30 gramas de água por quilo de peso corporal por dia. Existem muitos fatores que podem afetar o quanto seu cão vai beber, no entanto. Dependendo da temperatura ambiente e da quantidade de exercício que o seu cão realiza durante o dia, pode ser necessária mais água. Isso ocorre porque a água é perdida devido a excesso de ar e salivação.

Como mencionamos anteriormente, a comida do seu cão também contém uma pequena quantidade de umidade. Cães que são alimentados com uma dieta de comida enlatada receberão um pouco mais de umidade, pois a comida enlatada é de cerca de 70 a 80% de água. Esses cães podem beber menos que os cães que comem uma dieta de ração seca diariamente.

SINAIS DE DESIDRATAÇÃO EM CÃES

Em geral, um cão saudável bebe água suficiente diariamente para se manter bem hidratado, mas há alguns casos em que a desidratação pode ocorrer. Cães que sofrem de doenças como doença renal, distúrbios metabólicos (como diabetes), câncer e animais gestantes / lactantes correm o risco de se desidratar mais rapidamente.

Para verificar se há desidratação no seu cão, pegue uma dobra de pele solta por cima das omoplatas, puxe-o com cuidado e solte-o. Observe a pele voltar ao lugar. Sob circunstâncias normais, a pele deve retornar rapidamente ao local, sem qualquer hesitação. Se houver desidratação, a pele retornará lentamente ou poderá permanecer acordada por um tempo antes de voltar a se encaixar.

Outro lugar para procurar desidratação é na boca de um cão. Se as gengivas parecerem secas, pegajosas ou pálidas, isso é um sinal de doença e desidratação. Animais de estimação desidratados também terão bolas secas e afundadas nos olhos e nariz e boca secos.

Se você está preocupado com o fato de seu cão não estar recebendo água suficiente para manter a saúde, converse com seu veterinário para obter orientação. Manter a hidratação adequada é muito importante para a saúde do seu cão para ser ignorado.