A importância de cuidar da pele

A pele é o maior órgão do corpo humano. Chegando a medir cerca de dois metros quadrados e podendo pesar entre quatro a nove quilos em adultos, este órgão tem papéis bastante importantes no organismo.

Este maior órgão, ou, a nossa pele, é uma barreira de defesa contra agentes externos que podem agredir a nossa saúde, como os vírus e bactérias, além de nos proteger dos raios solares e ajudar a regular a nossa temperatura corporal.

Devido à pele, microrganismos maléficos, como bactérias ou até mesmo vírus, não entram em contato diretamente com nosso corpo. Eles encontram uma barreira no caminho à infecção: a nossa pele!

Não somente atuando como barreira natural contra infecções e doenças, a pele também é importante no papel de regular a temperatura corporal, possuindo várias glândulas sudoríferas nela, principalmente na pele das mãos e pés.

Essas glândulas liberam suor, atuando na regulação da temperatura corporal, evitando que o nosso corpo fique com altas temperaturas ou baixas, que causaria um caso de hipotermia. 

Podemos também citar o importante papel da pele em questões sensoriais. O maior órgão humano permite que sintamos sensações de frio, calor e outras funções táteis. Tudo isso está presente em nossas células na pele!

É importante cuidar da pele, pois, ela oferece muitos benefícios para a saúde humana. Veja algum dos papeis do maior órgão de nosso corpo e por quê cuidar tão bem de nossa pele. 

A pele nos protege dos raios ultravioletas oriundos do sol

Além de nos proteger de microrganismos que causam danos à saúde, a pele nos defende dos raios ultravioletas que vem do sol. Eles são agressivos e podem causar câncer de pele.

A exposição ao sol em excesso, sem algum tipo de proteção, como o uso de protetor solar, prejudica a saúde e a aparência da pele, provocando câncer de pele e questões estéticas negativas.

Os raios ultravioletas que vêm do sol são cumulativos ao entrar na pele humana. Com o tempo, se não houver os devidos cuidados, os raios U.V. vão aumentando a probabilidade do surgimento de câncer de pele. 

Isto porque, os raios ultravioletas destroem o DNA das células, fazendo com que elas percam suas informações e morram. Com isso, surgem os problemas de saúde como o câncer de pele, feridas e outros malefícios.

Por isso, cuide bem da sua pele e evite que ela seja exposta ao sol diretamente, sem nenhuma proteção. O sol pode danificar nossa pele e ressecá-la.

Uma pele mais frágil é uma porta de entrada para microrganismos maléficos ao nosso organismo, além de piorar as condições estéticas.

Veja também: T5 Estimulante.

A pele nos protege dos perigos

Cuidar da pele para ela permanecer saudável e firme, é uma das maneiras de fortalecer o sistema de defesa do corpo humano e evitar doenças.

A pele funciona como uma barreira natural, que impede que vírus, bactérias e protozoários, ou seres microscópicos, em geral, entrem em contato direto com o organismo.

Ter uma pele mais firme e cuidada, evitando que ela fique seca e sem feridas, é útil para evitar a exposição a doenças.

Pequenas vulnerabilidades na nossa pele são grandes portas de entrada para os seres patógenos entrarem e causarem destruição no corpo.

Além disso, a pele também nos protege de substâncias nocivas, como ácidos e outros fatores químicos que também podem afetar negativamente a saúde.

Para garantir que a pele cumpra seu papel de defesa eficazmente, cuidados essenciais como a higiene podem ser tomados.

Além disso, a hidratação da pele é muito útil para garantir que a mesma fique firme, sempre hidratada e mais resistente.

A pele ajuda na eliminação de toxinas do corpo

O nosso maior órgão também é responsável por ajudar a eliminar toxinas de nosso corpo, que prejudicam a saúde do nosso organismo, pois, pode levar a quadros de intoxicação. 

As toxinas são substâncias que em nosso corpo, quando presentes, não podem ser absorvidas ou quebradas. Por isso, seu excesso é bastante prejudicial. 

O tecido epitelial tem o auxílio de células sudoríparas, as que são responsáveis pelo suor e células sebáceas, responsáveis pela oleosidade e a gordura na pele. Ambas são importantes.

No suor, composto basicamente por noventa e nove por cento de água, os sais minerais, ureia e o ácido úrico são excretados, livrando o nosso corpo dessas toxinas.

Por isso, é bastante importante cuidar da integridade da pele, para que as células responsáveis por estas importantes funções trabalhem de maneira correta, proporcionando uma saúde de qualidade.

Você pode contar com a Lipozepina para te ajudar no cuidado com a pele. Este suplemento alimentar atua reparando as células do tecido epitelial. Consulte um especialista antes de tomá-lo!

A pele protege os órgãos internos de impactos mecânicos

Outra função que a pele nos oferece é a proteção oferecida os órgãos internos de choques físicos, ou seja, impactos mecânicos que possam danificar os órgãos do corpo.

Por ser macia e elástica, a pele amacia os impactos recebidos no exterior, evitando que os mesmos prejudiquem os órgãos internos. Para continuar com a pele macia e elástica, uma boa hidratação e o consumo de colágeno são indicados.

Cuidados com a pele

Para que a pele exerça suas funções com excelência, algumas formas de cuidado podem ser adotadas. Entre as estratégias de cuidado, a hidratação da pele é uma das mais conhecidas e fáceis de fazer.

Hidratar a pele deixa-a mais macia e suave, evitando o ressecamento, que pode fazer com que feridas saiam na pele. A hidratação pode ser feita com cosméticos hidratantes adequados à sua pele.

Outra forma de cuidado com a pele é a esfoliação, que consiste em utilizar cremes e elementos com textura granulada, para retirar as camadas de células da pele mortas, favorecendo ao surgimento de novas células.

Você também pode cuidar da higiene de sua pele, limpando-a com produtos adequados à sua pele e que tenham um pH mais neutro. A higiene retira o excesso de oleosidade da pele, evitando a acne, odores e manchas.

Esses cuidados ajudarão a manter a saúde da pele, o maior órgão do corpo humano, que desempenha importantes funções.