Benefícios de saúde do relacionamento

Boa saúde sexual é parte da boa saúde geral. Esse é um fato que consideramos frequentemente. Mas você já se perguntou como fazer sexo é bom para sua saúde?

Aqui estão apenas alguns dos benefícios:

O sexo pode ser um ótimo alívio para o estresse.  Estudos em humanos e animais mostraram que ter mais sexo pode reduzir a pressão arterial, melhorar as respostas ao estresse e reduzir a ansiedade.

Sexo pode queimar calorias. Você já pensou em sexo como exercício? Dependendo de quão intensa você é, você pode queimar entre 85 e 250 calorias durante meia hora de sexo. Certas atividades tendem a queimar mais calorias do que outras, como dançar com seu parceiro ou tentar posições mais árduas.

O sexo pode manter o resfriado comum. Em um estudo com 112 estudantes universitários, pesquisadores do Wilkes College, na Pensilvânia, descobriram que aqueles que faziam sexo “frequente” (uma ou duas vezes por semana) tinham níveis mais altos de imunoglobulina A (IgA) em sua saliva. A IgA é um tipo de anticorpo que ajuda a impulsionar o sistema imunológico. (Curiosamente, os estudantes que fizeram sexo mais de uma vez ou duas vezes por semana não viram os mesmos resultados.)

O sexo pode ajudá-lo a se relacionar emocionalmente com seu parceiro. Quando você tem um orgasmo, seu cérebro produz mais oxitocina, “o hormônio do amor”. Para muitas pessoas (mas não todas), a oxitocina promove um sentimento de ligação, proximidade e intimidade. A oxitocina também alivia o estresse para algumas pessoas. E você não precisa necessariamente ter um orgasmo para colher o benefício. Um simples toque ou abraço pode estimular a produção de ocitocina. A ocitocina também tem sido associada ao alívio da dor e melhor sono.

O sexo pode ser bom para o seu coração.  Em janeiro de 2010, um estudo no American Journal of Cardiology relatou a relação entre sexo e doença cardíaca. Eles descobriram que os homens que faziam sexo uma vez por mês ou menos tinham um risco maior de doença cardíaca quando comparados àqueles que faziam sexo duas ou três vezes por semana. Como o sexo é como o exercício, sua frequência cardíaca aumenta e seu sangue flui mais rápido.

Tenha em mente que, enquanto o sexo é considerado seguro para a maioria dos pacientes cardíacos , você deve consultar o seu médico se tiver alguma preocupação com relação ao sexo e ao seu coração.

O sexo pode aumentar sua auto-estima. Pesquisadores da Universidade do Texas, em Austin, pediram a 450 pessoas que dessem as razões pelas quais eles (ou pessoas que eles conheciam) faziam sexo. Então, os cientistas perguntaram a 1.500 estudantes de graduação como essas razões se aplicavam às suas vidas. Alguns deles relataram que o sexo fez com que se sentissem melhor sobre si mesmos porque o parceiro desejava ou fazia com que se sentissem sexys.

Para os homens, o sexo regular pode diminuir o risco de câncer de próstata. Segundo a pesquisa apresentada na reunião anual da Associação Americana de Urologia, em 2015, a ejaculação freqüente poderia reduzir o risco de um homem para o câncer de próstata. Em um estudo de quase 32.000 homens, o risco de câncer de próstata caiu cerca de 20% para homens que ejaculavam pelo menos 21 vezes por mês em comparação com homens que ejaculavam de 4 a 7 vezes por mês.

O sexo pode aliviar dores de cabeça. Se você não pode imaginar fazer sexo durante uma dor de cabeça, você pode querer pensar novamente. Um estudo de 2013 em Cephalalgia descobriu que, para algumas pessoas que sofrem de enxaquecas ou cefaleias em salvas, o sexo alivia a dor de cabeça. (Observe que alguns pacientes com dor de cabeça relataram que o sexo piorou sua dor, por isso você pode precisar experimentar.)

O sexo pode ajudá-lo a dormir melhor. Muitas pessoas acham que o sexo é bom para a insônia. Quando você tem um orgasmo, seu corpo libera prolactina, um hormônio que pode fazer você se sentir sonolento. Para as mulheres, o orgasmo aumenta a produção de estrogênio, o que promove um sono mais profundo. E o descanso adequado pode tornar o sexo ainda melhor para mulheres  e homens.

Todas essas são ótimas razões para fazer sexo. Mas você sabia que o inverso também é verdade? Cuidar bem da sua saúde pode levar a um sexo melhor.

Por exemplo, manter o diabetes sob controle pode ajudar os homens a terem melhores ereções . Também pode ajudar mulheres com lubrificação vaginal e libido .

Exercitar-se regularmente também pode melhorar sua vida sexual.  O exercício mantém nosso corpo forte e flexível, nos dando mais energia para a atividade sexual. Pode ajudar a aliviar a ansiedade e a depressão, duas condições que podem interferir no desejo sexual. Exercício também pode nos tornar mais confiantes, aumentando nossa imagem corporal. E as endorfinas liberadas durante o exercício podem nos excitar mais rapidamente e aproveitar mais o sexo.

Como dissemos acima, a boa saúde sexual é parte da boa saúde geral. E boa saúde geral pode melhorar nossa saúde sexual. Os dois vão de mãos dadas.

Você pode pensar em outras maneiras que o sexo melhora sua saúde? Sinta-se livre para compartilhar seus pensamentos nos comentários.