Hipnose e Saúde: qual a relação?

Um recente número de estudos vem demonstrando que a hipnose está deixando de ser coisa apenas mostrada em um filme onde você esteja pegando no sono e sim passando a ser cada vez mais recomendada em terapias convencionais.

A hipnose tem sido amplamente relacionada com a música, através da psicologia e também começa a ter o seu uso na medicina. Alguns hospitais de prestígio nos Estados Unidos já fazem o seu uso, como o Memorial Sloan-Kettering Cancer  e aqui no Brasil também, como na rede de hospitais Vita e Universitário Evangélico em Curitiba.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o tratamento não irá deixar a pessoa sonolenta, inconsciente ou sem vontade de realizar as suas atividades. Ela terá sim noção exata do que está acontecendo ao seu redor.

Ajuda no combate à insônia

A insônia atinge milhões de pessoas no mundo todo, ainda que seja por um período mais curto em alguns casos. Para muitos o problema é grave e ainda começa na infância.

Muitos tem feito do uso da hipnose para conseguir dormir, como um som de chuva em seu computador durante à noite.

Um estudo foi feito na University of Zurich, que comprovou que pessoas submetidas à hipnose tiveram um aumento de 80% no período de ondas lentas, que é considerada a fase mais profunda do zono.

Ansiedade

O uso de hipnoterapia pode combater à ansiedade e isso é uma alternativa para medicamentos. As pesquisas mostram que o seu uso pode ajudar no combate as terapias. A pessoa precisa relaxar e não pensar em situações negativas que a deixam ansiosa.

A técnica consiste em você relaxar a sua mente, repetindo várias vezes algumas frases que te ajudam a pensar em coisas positivas e acalmando os seus nervos. A hipnose também tem comprovado ser eficiente contra pessoas que sofrem de depressão.

Prisão de ventre

As dores no intestino e a prisão de ventre podem se manifestar quando comemos, em muitos casos onde sentimos dores no abdômen após as refeições. É conhecida como a síndrome do intestino irritável.

Mesmo com poucas expectativas, a hipnoterapia tem sido testada em muitos clientes com problemas intestinais. Os clientes costumam ficar expostos em uma mesa, em uma posição que consigam relaxar. Após algumas sessões os pacientes costumam sentir menos dores e em pouco tempo a prisão de ventre deixa de ser um incomodo frequente.

A relação da hipnose com a nossa alimentação

A nossa alimentação serve para oferecer ao organismo substancias que o mantenha saudável. Os alimentos são o nosso maior combustível para tomar ações e as fazer com a melhor performance possível. Se o nosso interior está bem, iremos nos sair melhor.

Porém algumas pessoas acabam passando do ponto e comem além do necessário. Quando essa alimentação é rica em carboidratos e gorduras saturadas, pode nos trazer problemas de saúde como obesidade, pressão alta e diabetes.

A hipnose pode ser usada para controlar e estabelecer a sensação de saciedade, fazendo assim com que estabeleçamos uma nova postura e com controle em nossas refeições diárias.

Combate a dores

Tem muita gente famosa que afirma ter usado a hipnoterapia para combater as dores do parto, como a Gisele Bundchen. As aulas de hipnose também demonstram ser eficazes para as mulheres que estão grávidas.

Os especialistas ainda não conseguiram entender como que a hipnose ajuda contra as dores do parto, além da redução da movimentação do bebê pelo canal vaginal. Mas não é apenas contra a dor do parto que a hipnose pode se mostrar efetiva.

A hipnose também é usada para pacientes com artrite e câncer.