O que é a Dor Crônica, quais seus sintomas e como tratar?

O que é dor crônica?

Você sabe disso quando sente. Pode ser cortante ou pungente, quente ou dolorido, opaco ou espinhoso. De qualquer forma, nós o chamamos pelo mesmo nome: “dor”. Quando dura e dura, torna-se um distúrbio conhecido como síndrome da dor crônica (CPS). A condição ocorre em uma ampla gama de doenças e condições, incluindo

  • artrite,
  • enxaquecas,
  • fibromialgia,
  • espasmos nas costas,
  • doença inflamatória intestinal,
  • endometriose,
  • disfunção da articulação temporomandibular (ATM), e
  • síndrome da fadiga crônica.

Nos slides a seguir, nossos especialistas médicos descreverão as fontes e as causas da dor, os sinais de que você pode precisar monitorá-la e muitas maneiras de controlá-la.

O que causa dor?

Nossos ancestrais pensavam que a dor vinha de espíritos malignos ou mesmo de deuses vingadores como Poine, a deusa grega da vingança, de cujo nome extraímos a palavra “dor”.

Com a ajuda da medicina moderna, sabemos agora que a dor é um processo complicado que envolve as várias substâncias químicas do cérebro e da coluna vertebral. Para começar, os impulsos elétricos enviam mensagens de dor de nervos sensoriais específicos da dor para o cérebro.

Um grande papel no processo de dor crônica é desempenhado pelos receptores de neurotransmissores. Esses receptores são as coisas que os produtos químicos de nosso corpo estimulam quando transmitem dor, seja ela crônica ou não.

Quando o cérebro reage à dor, o sinal geralmente é direcionado ao tálamo. O tálamo é um objeto em forma de bulbo com duas metades do tamanho de uma noz divididas no centro do cérebro, na parte superior do tronco cerebral. Ele retransmite mensagens entre o cérebro e várias partes do corpo.

Sinais de que você precisa de alívio da síndrome da dor crônica (CPS)

Não existem instrumentos médicos para medir a dor. Afeta as pessoas de maneira diferente, e os médicos geralmente confiam na descrição do próprio paciente sobre seu CPS antes de recomendar os tratamentos de controle da dor.

Mesmo que seja leve, qualquer pessoa com dor frequente ou diária deve consultar um médico para identificar a causa. Isso é especialmente verdadeiro se interferir em sua vida ao limitar atividades ou sua capacidade de trabalhar. A causa pode ser temporária e tratável, ou pode ser a origem da CPS.

Lembre-se: a dor crônica pode se apoderar de você. Mesmo que comece ocasionalmente e seja incômodo, o sofrimento frequente pode se tornar sério e debilitante com o tempo.

Caminhando para aliviar a dor

Se você quer mesmo acabar com o CPS, ande mais. É uma das melhores receitas que temos para aliviar o sofrimento da dor crônica.

Quando você sofre de agonia diária, é provável que seja menos ativo. Isso costuma piorar a síndrome da dor crônica. O exercício também libera endorfinas – os analgésicos naturais do corpo.

Tente encontrar tempo para caminhar ou fazer outros exercícios cinco vezes por semana durante 30 minutos. Para começar, trabalhe lentamente, acrescentando alguns minutos a cada semana.

Acupuntura para o alívio da dor

A acupuntura é praticada há mais de 2.500 anos. Essa prática de enfiar agulhas em diferentes áreas do corpo já foi vista por muitos nos Estados Unidos como estranha. Agora a acupuntura é um tratamento comum para algumas dores crônicas, embora permaneça controverso.

Por que enfiar agulhas na pele parece ajudar a aliviar o sofrimento? Ninguém tem certeza. Pode ajudar a liberar analgésicos naturais no corpo ou bloquear os sinais de dor dos nervos. Mas estudos relacionaram a prática a dois benefícios potenciais para quem sofre de dor crônica:

  • Aumento do limiar de dor
  • Alívio da dor crônica em longo prazo

Estilos de acupuntura

Existem vários estilos diferentes de acupuntura, cada um com uma abordagem ligeiramente diferente. Alguns dos estilos mais comuns de acupuntura praticados nos Estados Unidos são:

  • Acupuntura baseada na Medicina Tradicional Chinesa (TCM)
  • Acupuntura energética francesa
  • Acupuntura auricular
  • Acupuntura coreana de mão
  • Acupuntura de base miofacial
  • Acupuntura japonesa (também conhecida como terapia de meridianos)

Sono e dor crônica

Juntas, a síndrome da dor crônica e a insônia formam um ciclo vicioso. Não só pode impedir que você tenha uma boa noite de sono, mas não dormir o suficiente pode fazer a dor doer mais no dia seguinte.

A dor crônica está dificultando o sono? Fale com seu médico. Também é útil adquirir bons hábitos na hora de dormir: mantenha um horário regular para dormir e acordar para um sono melhor.

Distraia-se da dor

Às vezes pensamos na distração como algo ruim. A distração não nos impede de fazer nosso trabalho? Mas, no caso da dor crônica, a distração pode ser um tipo de tratamento.

Quando você é distraído por uma conversa, palavras cruzadas, um livro ou qualquer outra coisa, as áreas do cérebro que processam a dor são menos ativas, de acordo com estudos. Mesmo no nível neurológico, tirar sua mente de suas dores e desconfortos realmente ajuda.

Mude sua dieta para o alívio da dor

A comida está causando sua agonia? É possível. Pessoas com enxaqueca costumam descobrir que alimentos específicos – como vinho tinto e queijos – desencadeiam ataques.

Mantenha um diário alimentar por algumas semanas para ver se algum alimento parece aumentar o seu sofrimento. Em seguida, corte-os e veja se os sintomas melhoram.

Acompanhe o que dói

A dor pode ser difícil de expressar em palavras. Mas você precisará descrever seu sofrimento ao seu médico para obter o melhor tratamento possível. Torne isso mais concreto, mantendo um diário da síndrome de dor crônica. Usando uma escala, observe o quanto você machuca a cada dia.

Uma escala popular de dor pede que você avalie suas experiências dolorosas de 0 a 10, de nenhuma dor a excruciante. Outras escalas usam rostos sorridentes e carrancudos, junto com espaço para adicionar detalhes sobre o que você fez naquele dia. Após algumas semanas, você terá um registro valioso para compartilhar com seu médico, tornando mais provável um tratamento eficaz.

Respire fundo

Pare o que você está fazendo. Faça uma pausa, relaxe e tire apenas um minuto para respirar profunda e lentamente. Com a mão na barriga, sinta-o subir e descer.

Depois de alguns minutos usando essa técnica simples de respiração profunda, você pode sentir que o desconforto e a tensão se dissipam. Quer saber o que há de bom em usar a respiração profunda como tratamento? Você pode fazer isso onde quiser, quando quiser – quando estiver preso em um engarrafamento, em sua mesa ou na cama tentando adormecer.

Alivie a dor através do treinamento de força

Músculos tensos e fracos tendem a estar associados à dor crônica. Aumentar a força muscular com pesos ou exercícios de resistência pode ajudar a reduzir o sofrimento com a mesma eficácia que os medicamentos para artrite e dores nas costas. Construir força também melhora seu equilíbrio e flexibilidade. Procure fortalecer os músculos duas vezes por semana.

Há outro benefício nos exercícios também. O estresse contribui para a dor, e os exercícios são uma das atividades que podem ajudar a aliviar o estresse, junto com o sono e o descanso.

Biofeedback pode ajudar a aliviar a dor

O biofeedback pode lhe ensinar como controlar os processos inconscientes do corpo – aqueles que normalmente acontecem sem pensar como frequência cardíaca e pressão arterial. Depois de anexar aos sensores do corpo conectados a um computador, você aprende como

  • relaxe seus músculos,
  • aliviar a tensão e
  • reduzir a dor.

O biofeedback é usado principalmente no combate a dores de cabeça e problemas nas costas.

Uma alimentação saudável beneficia a sua saúde e retira a sua dor enquanto lhe ajuda a emagrecer, assim como detox caps faz, limpando seu organismo de toxinas e oxidantes desnecessários enquanto diminui seu peso na balança.

E o melhor de tudo isso é que não existem efeitos colaterais, justamente por se tratar de um produto 100% natural. Vale a pena conhecer e conseguir detox caps com desconto!

E então, ficou alguma dúvida em relação ao conteúdo que trouxemos hoje?

Conte a nós, comente abaixo!

Até a próxima!