Por que é importante cuidar da condição dos pés? Exercícios para a saúde dos pés

O ritmo de vida moderno e a exposição às influências da moda criam um grande número de problemas em nosso corpo e mente. Prestamos pouca atenção a processos simples e ao mesmo tempo muito significativos da vida, pouco pensamos nos alicerces e nos alicerces, o que ajuda a tornar a nossa existência mais saudável e saudável.

Um dos blocos de construção dessa base são nossos pés – a parte do corpo que carrega muito estresse. Os pés são o suporte do corpo e desempenham uma função de mola ao caminhar. 

As diferenças na compreensão da posição correta e habitual do pé têm levado ao predomínio dos pés planos, muitas doenças associadas à parte inferior da coluna e, consequentemente, aos órgãos internos. 

Uma geração atrás, as crianças eram ensinadas a girar os dedos dos pés para fora ao andar e, para a maioria das pessoas, um pé reto era o equivalente ao apoio do corpo. A posição correta do pé ao caminhar é com os dedos apontando para a frente e não para os lados.

Esta posição, em que duas deflexões naturais são formadas no pé – da frente para trás do lado interno e a curvatura lateral do calcanhar para a costela externa, deve ser desenvolvida com apoio adequado do pé e calcanhar, os ligamentos do pé e da superfície. 

Quando posicionado corretamente, o pé executa suas funções da forma mais eficiente possível, sem estresse excessivo. Essa situação explica porque, por exemplo, os índios conseguiram andar e correr por muito tempo, mostrando milagres de resistência. 

Essas são as mesmas qualidades encontradas nos melhores corredores atléticos de hoje. Na posição vertical, o pé desenvolve a maior elasticidade e pode suportar uma corrida sem parar, carregando uma carga ou uma caminhada longa.

Um ponto importante em nossa condição física e energética é o tipo de calçado que usamos no dia a dia. À medida que subimos nos calcanhares, transferimos o peso para o antepé e apertamos involuntariamente os dedos dos pés. 

Quando uma pessoa não está apoiada no calcanhar, seus quadris se projetam para a frente e seus joelhos se dobram ligeiramente. Para manter as costas retas, mantemos o equilíbrio com o esforço da parte inferior das costas – é por isso que muitas vezes dói depois de caminhar sobre os calcanhares.

A capacidade de esticar e abrir os dedos dos pés (o que é impossível quando você está usando sapato social masculino justo) sempre alivia a tensão do sacro. Mas o pé comprimido cria tensão na região pélvica. 

Aqui, lembramos o antigo costume chinês de enfaixar os pés: o pé das belezas não só permanecia muito pequeno – os pés, amarrados com matéria, levavam ao infantilismo dos genitais. 

É claro que o salto não leva a consequências tão extremas, mas em todo o caso, deve-se ter em mente que pés comprimidos não afetam da melhor forma a saúde da mulher. Os músculos da panturrilha também sofrem: ficam muito tensos, encurtados e tornam-se mais rígidos.

O próprio pé tem uma estrutura complexa – cerca de 26 ossos, 31 articulações e 20 músculos e ligamentos que pertencem exclusivamente a ele. Além das capacidades funcionais do pé, é considerado uma zona, afetando a qual é possível restaurar a atividade bioenergética de todo o nosso organismo. 

Existem mais de 70.000 terminações nervosas em nossas solas. Eles conectam áreas individuais da superfície das plantas dos pés com órgãos, áreas do corpo e até mesmo com certos sistemas do corpo. 

Os movimentos dos membros são realizados devido à contração dos músculos que aderem ao osso. Conectar ossos uns aos outros usando articulações permite que você transforme a contração muscular em movimentos dos membros.

As terminações nervosas localizadas nos pés permitem que os músculos transmitem sinais a diferentes partes do cérebro. Graças aos nervos, os impulsos de dor também são transmitidos, a partir dos quais a pessoa sente dores nas pernas. 

Existem 4 nervos no pé que desempenham papéis principais. Eles estão localizados na região da fíbula, próximo à tíbia e em profundidade próximo a ela, bem como próximo à panturrilha.

O sistema circulatório permeia todo o corpo humano. É constituído por artérias, veias e capilares. O sangue que flui pelas artérias carrega nutrientes e oxigena o corpo; o sangue venoso remove substâncias nocivas do corpo e absorve dióxido de carbono. 

Se uma doença ocorre em algum órgão ou parte do corpo, e o corpo não pode funcionar normalmente, também surgem problemas com a função da circulação sanguínea; e substâncias nocivas começam a se acumular nos nervos periféricos localizados nas zonas reflexas, especialmente na parte inferior do corpo. 

Se ao mesmo tempo a zona for devidamente trabalhada de maneira adequada, o fluxo sanguíneo melhora, começará a remoção de sais prejudiciais pelo sistema capilar, então eles serão removidos do corpo pelos rins e outros órgãos excretores, e o sangue estará limpo. 

Ou seja, a função do sistema circulatório será restaurada. É por isso que o pé é chamado de “segundo coração”. Ele desempenha a função de retornar o fluxo sanguíneo descendente do coração de volta ao coração. A área desenvolvida do pé ajuda o sangue a fluir de volta para o coração e acelera o fluxo sanguíneo. 

Ao mesmo tempo, os processos metabólicos no sangue e na linfa são ativados, o suprimento de nutrientes melhora, o tônus ​​aumenta, a respiração é normalizada e os resíduos são rapidamente excretados do corpo.

Trabalhar os pés no complexo geral para o desenvolvimento da flexibilidade da região pélvica, por um lado, melhora a função musculoesquelética, por outro, exercemos um efeito energético em todo o corpo, a capacidade de distribuir adequadamente a energia e funcionar efetivamente no mundo real aumenta.

Exercícios para os pés

A ginástica para o desenvolvimento dos pés pode ser incluída nas aulas regulares de hatha yoga ou utilizada na prática independente, algumas opções de exercícios:

  1. Rolar do calcanhar para os dedos do pé e vice-versa ajudará a aliviar a tensão dos músculos da panturrilha e “dispersar” o sangue. Repita este exercício 5-6 vezes a cada duas horas. Um complemento será o movimento circular do pé na articulação do tornozelo.
  2. As pernas sentadas são dobradas na altura dos joelhos, em ângulos retos. Levante os dedos dos pés e abaixe, eleve os calcanhares e abaixe. Repita 5-8 vezes.
  3. As pernas sentadas são dobradas na altura dos joelhos e unidas em ângulos retos. Abra as meias para o lado e junte-as sem levantar os pés do chão 3 a 5 vezes. Em seguida, realizando um movimento para os lados, levantamos as meias e, abaixando, repete 3 a 5 vezes.
  4. As pernas sentadas são dobradas na altura dos joelhos e unidas em ângulos retos. Abra os calcanhares para o lado e abaixe o pé 4-6 vezes sem levantar o pé do chão. Em seguida, realizando um movimento para os lados, abaixe os calcanhares e, ao misturar, levante-os. Repita 4-6 vezes.
  5. Coloque um tapete leve ou um pedaço de tecido grosso sob seus pés, tente amassá-lo em uma sanfona com seus pés. Repita 5-6 vezes. É útil rolar uma bola apertada ou rolo no chão com os pés descalços: esta é uma excelente massagem para os pés.
  6. Alongamento da superfície superior do pé. Posição inicial – ajoelhado, pernas juntas, pés pressionados paralelamente uns aos outros, dedos dos pés esticados. À medida que expiramos, baixamos as nádegas sobre os pés e nos sentamos como na postura Virasana; ao inspirar, nos elevamos à posição inicial. Repetimos 8 vezes. É importante regular individualmente a pressão das nádegas nos pés, dependendo das capacidades da articulação do tornozelo.
  7. Sentado à mesa, coloque os pés em algum tipo de elevação e até durma “de costas”, colocando um travesseiro sob os pés. Isso melhorará o fluxo sanguíneo e reduzirá o aparecimento de inchaço.

Tratamentos de água para pés

  • Quando você chegar em casa do trabalho, vá primeiro ao banheiro. Dê aos seus pés um banho de contraste todos os dias. Uma atenção especial deve ser dada à superfície interna da perna até o joelho: as veias de conexão mais importantes que sofrem de veias varicosas estão localizadas aqui.
  • Mudanças na temperatura do jato de água manterão seus vasos sanguíneos em boa forma e darão à sua pele um aspecto tonificado e fresco.
  • Organize uma marcha sobre a água periodicamente: reúna a água fria em uma bacia e marque nela por 1-2 minutos.