Primeiros socorros: o que fazer em alguns casos?

Primeiros socorros: o que fazer em alguns casos?

Acidente de automóvel, incêndio ou acidente domiciliar são situações que podem desencadear o pânico, principalmente porque afetam a nossa saúde ou a de outras pessoas. No entanto, é importante saber o que fazer em tais situações e conhecer os procedimentos básicos de primeiros socorros, pois o auxílio inicial pode ser fundamental.

 

De acordo com a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, os primeiros socorros são a prestação de assistência imediata a uma pessoa antes que a ajuda profissional chegue. Os procedimentos devem ser realizados por profissionais qualificados ou pessoas que tenham concluído cursos de primeiros socorros.

 

No entanto, habilidades de primeiros socorros e capacidade de agir em emergências são essenciais para reduzir lesões, aliviar o sofrimento da pessoa acidentada, ajudar os socorristas a trabalhar e aumentar as chances de recuperação sem consequências.

Como prestar primeiros socorros em emergências graves?

Perante um acidente, o primeiro passo é entrar em contato com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no número 192.

 

O serviço começa com uma chamada telefônica quando as instruções de primeiros socorros são fornecidas. Os profissionais estão preparados para tais situações. Portanto, é necessário manter a calma e seguir corretamente cada orientação.

 

O serviço telefônico realiza uma espécie de verificação para determinar a classificação de risco e, se necessário, chamar uma ambulância. Em muitos casos, os primeiros socorros estão disponíveis por telefone.

 

Durante a conversa, mantenha a calma e comunique de forma rápida e clara o que aconteceu. Certifique-se de fornecer informações básicas:

 

  • Seu nome;

 

  • Descrição do que aconteceu: Fale ao ajudante sobre a gravidade exata da situação, explicando que alguém precisará de ajuda urgente;

 

  • A localização exata da cena (com pontos de referência).

 

Se for possível obter ajuda por telefone, siga cada recomendação corretamente e tente manter a calma e acalmar a vítima. Caso ocorra um acidente em vias públicas, procure manter a área isolada e devidamente sinalizada para evitar novos acidentes.

 

Embora nossa primeira reação seja tentar ajudar a vítima, é importante ressaltar que uma emergência requer a assistência de profissionais qualificados. Sendo assim, a sua principal função, no momento, é pedir ajuda especializada e dar apoio emocional a essas vítimas.

 

Entretanto, existem algumas etapas de primeiros socorros que podem fazer a diferença durante uma emergência médica.

Cortes profundos

Entre os acidentes domésticos, as contrações são comuns e todos correm risco. Para cortes profundos, é melhor enxaguar a ferida com água corrente. É importante então estancar o sangramento com gaze, pano limpo ou toalha e ir imediatamente ao pronto-socorro.

Primeiros socorros: o que fazer em alguns casos?

O que deve ser feito: não tente se automedicar ou medicar a vítima e não coloque nada sobre o ferimento. Isso pode causar uma infecção no local e piorar o problema.

 

Nessas situações, é muito importante ter um kit de primeiros socorros. Muitas farmácias oferecem um kit pronto para uso, mas também pode ser preparado em casa e adaptado às necessidades de cada indivíduo. Aqui estão alguns dos itens essenciais para o seu kit de primeiros socorros:

 

  • Solução salina: para limpar feridas;

 

  • Solução antisséptica: para desinfecção de feridas;

 

  • Gaze estéril de vários tamanhos: para fechar e proteger a ferida;

 

  • Bandagens e emplastros – ajudam a imobilizar membros ou manter as compressas no lugar;

 

  • Luvas descartáveis: para proteger contra o contato direto com sangue e outros fluidos corporais. Dê preferência às opções sem látex;

 

  • Algodão: aplique comida nas bordas das feridas;

 

  • Curativo adesivo: para fechamento de cortes e pequenas feridas;

 

  • 1 termômetro: para medir a temperatura corporal.

Desmaio

O desmaio ocorre devido à diminuição do fluxo sanguíneo para o cérebro, seguido por perda de consciência. Em muitos casos, é possível recuperar a consciência naturalmente. No entanto, o perigo está na queda, em que uma pessoa pode se machucar e quebrar.

 

Nessa situação, a melhor coisa a fazer ao perceber que a pessoa está prestes a desmaiar é tentar apoiá-la antes que ela caia. Se ele já desmaiou, deixe a vítima deitada, incline a cabeça para trás e certifique-se de que as vias respiratórias estão desobstruídas.

 

Em seguida, vire a cabeça para o lado para evitar a secreção que pode sufocá-lo e afrouxe a roupa para melhorar a circulação. Quando a vítima recuperar a consciência, não a deixe se levantar sozinha por pelo menos dez minutos.

 

Se demorar para acordar, ligue para o pronto-socorro e siga as recomendações corretamente.

 

O que não fazer: Não derrame água no rosto da vítima, pois isso pode causar afogamento devido a reflexos insuficientes. Além disso, não tente acordá-la de repente.

Engasgo

Ocorre quando um objeto estranho fica preso na garganta e restringe o fluxo de ar. Então, os primeiros socorros são necessários, pois a falta de ar pode causar danos ao cérebro e até ser fatal.

 

Ao notar que a pessoa está sufocando, peça que tussa para expelir o produto. Se isso não resolver o problema, deve-se aplicar a manobra de Heimlich, principal método de primeiros socorros para engasgo:

 

  • Fique atrás da pessoa com o pé direito entre as pernas da vítima (o que dá ao socorrista mais apoio);

 

  • Em seguida, passe os braços em volta da cintura da pessoa sob os braços dela;

 

  • Certifique-se de manter um dos punhos cerrados entre as costelas e o abdômen da vítima e, em caso de dúvida, siga a direção da linha do umbigo;

 

  • Com a outra mão, segure seu pulso e comece uma série de estocadas em seu estômago, movendo-se para dentro e para cima. Aumentando a pressão interna no diafragma, fazendo com que alimentos ou objetos que causam asfixia sejam expelidos. Repita a manobra até que o alimento seja expelido.

 

O que NÃO fazer: Provoque vômito, pois isso pode agravar ainda mais a situação. Além disso, não tente remover alimentos ou objetos da garganta da vítima se eles não estiverem claramente visíveis.

 

Continue lendo nosso site!