Protetor auditivo: quando devo utilizar?

O barulho no ambiente de trabalho é um dos principais riscos e responsáveis pelas doenças ocupacionais, prejudicando assim a qualidade de vida dos trabalhadores.

Para reduzir os problemas causados, é de suma importância utilizar os EPIs adequados, nesse caso os protetores auditivos.  Eles são responsáveis por prevenir a perda auditiva parcial e total dos funcionários e estão presentes principalmente no setor industrial.

Contudo, é muito comum que os próprios colaboradores o subestimem e não o utilizem da forma correta. Por isso, no post de hoje vamos explicar o que são os protetores auriculares e quando eles devem ser utilizados.

O que são os protetores auditivos?

O protetor auricular é um equipamento de proteção individual, que deve ser utilizado para proteger os ouvidos de barulhos frequentes e intensos. Eles são obrigatórios em ambientes que apresentam essas condições e que podem ser prejudiciais à saúde auditiva.

Sua proteção é feita por meio da diminuição do barulho, ou seja, não o elimina totalmente, mas ainda assim minimiza os riscos de danos à saúde do trabalhador.

Para que possa ser utilizado, é necessário que o protetor seja certificado pelos órgãos responsáveis, afinal, caso não possua essa garantia ele não pode ser comercializado.

Por que proteger a audição?

Os ouvidos são extremamente sensíveis e estão expostos a diferentes tipos de riscos em nosso cotidiano, seja no lazer ao escutar uma música alta, por exemplo, ou até mesmo no trabalho.

A diferença é que no segundo cenário existe a obrigação de se controlar esse risco. Expor os ouvidos a barulhos muito altos causam doenças, que no ambiente de trabalho se chama doença ocupacional.

Existe um limite de tolerância de barulho que é de 85dB por 8 horas diárias. Acima disso o funcionário perderá a capacidade de ouvir.

Além de poder desenvolver outras doenças, principalmente do sistema nervoso e sentir desconforto quando se alimenta, pois sente dor de estômago porque a digestão é prejudicada.

Outro problema é que o funcionário pode ter perda de concentração e além disso o barulho prejudica muito o sono.

Todos esses sintomas que a pessoa sente quando fica exposta a um barulho acima do aceitável, faz com que aumente bastante a chance de acidentes de trabalho e reduz também a qualidade de vida da pessoa.

Sendo assim, esse EPI é essencial para, além de manter o funcionário confortável durante suas tarefas e melhorar sua qualidade de vida, também evitar doenças ocupacionais.

Contudo, ainda é preciso realizar exames periódicos para verificar a eficácia das medidas tomadas.

protetor auditivo
Protetor auditivo

Quais são os tipos de protetor auditivo?

Existem diferentes tipos de protetores disponíveis no mercado, sendo necessário utilizar o indicado para cada atividade em específico:

  • Espuma: sua inserção pode ser moldada e ajustada em qualquer canal auditivo. Ele possui formato de cone, no qual a base é plana e o topo arredondado, promovendo maior conforto ao colaborador. Além disso, seu tamanho é único e descartável, sendo mais utilizado em inspeções, visitas ou quando o uso é obrigatório em um curto período.
  • Concha: seu nome é em referência ao formato, que envolve toda a orelha e protege os ouvidos. O material utilizado é plástico, mas possui bordas almofadadas com espuma o que o torna extremamente confortável, além de permitir ajustes no arco.
  • Plug de inserção: pode ser de silicone ou de copolímero. É o tipo mais comum, visto que possui alta durabilidade, desde que seja cuidado e armazenado corretamente. O de silicone é um pouco mais macio que o de copolímero. Eles existem em tamanho universal que se adapta a vários tamanhos de canais auditivos e o de silicone normalmente também é feito por tamanhos: P, M e G. Eles podem ser lavados e higienizados sempre que desejar com água e sabão neutro. Seu preço é mais acessível e é utilizado em diversos segmentos.

Cada um dos modelos citados possui um nível de redução de barulho, sendo possível identificar essa informação no Certificado de Aprovação. A escolha deve ser feita de acordo com o nível de ruído presente no ambiente e qual atividade será realizada.

 

Quando eles devem ser utilizados?

Nas empresas, os profissionais da área de Segurança do Trabalho realizam medições para saber se o limite de tolerância não está sendo ultrapassado. Se o limite for ultrapassado os funcionários deverão utilizar protetores auditivos.

Lembrando que ele deve possuir o Certificado de Aprovação para poder ser utilizado pelos colaboradores e que a obrigação de fornecê-los é da empresa, porém, os cuidados devem ser do trabalhador.

Por fim, mas não menos importante, após distribuir os protetores auditivos é fundamental que a empresa promova treinamentos sobre o uso e importância dos equipamentos de segurança e que também cobre o seu uso.

Isso porque, a conscientização é o primeiro passo para que os EPIs se tornem parte do dia a dia dos colaboradores e não apenas uma obrigação. Com isso, é possível criar uma cultura organizacional focada na segurança de todos.