Quais tipos de plano de saúde existem?

Escolher um plano de saúde é uma questão de extrema importância para a vida de qualquer pessoa.

Sua relevância se dá, principalmente, pelo fato de influenciar diretamente em nossa vitalidade e bem estar.

Assim, para contratar esse tipo de serviço você pode realizar uma cotação online do plano de saúde.

Isso serve para que você compare os preços e serviços de cada um deles, mensurando qual é o melhor para a sua segurança e também para seu bolso.

Mas além disso também existem outros fatores aos quais você precisa se atentar. Isso porque existem diversos tipos de planos de saúde diferentes entre si.

Entretanto, não precisa se preocupar. Para te ajudar na hora dessa difícil escolha, resolvemos detalhar os tipos de planos de saúde existentes, um por um.

Tipos de planos de saúde existentes

Como citamos anteriormente, existem diversos tipos de planos de saúde. Assim, para que você possa escolher o que mais se adequa ao seu estilo de vida, resolvemos detalhar cada um deles. Acompanhe:

Plano Individual

Como o próprio nome já nos diz, o plano de saúde individual é mais focado nas necessidades individuais de cada paciente.

Assim, ele é mais indicado para aqueles que não possuem e não desejam constituir uma família.

O bom é que apesar de cobrir apenas uma pessoa, o plano pode oferecer descontos e gratuidades muito bons em diversas consultas.

Além disso, ele também não poderia deixar de cobrir os custos de acomodações hospitalares em caso de necessidade de internação.

O bacana é que a adesão se dá de forma livre e qualquer pessoa física pode contar com o plano sem enfrentar maiores complicações.

A cobertura do serviço e seu período de carência irão depender do contrato afirmado e o seu pagamento pode ser feito diretamente com o corretor ou operadora contratada.

Plano Familiar

Assim como no plano de saúde descrito anteriormente, o plano de saúde familiar já entrega muitas informações a partir de sua nomeação.

Logo, eles são indicados, principalmente, para quem deseja contratar o serviço para mais de um membro de sua família.

Mas você deve estar se perguntando: Qual é a grande vantagem deste em relação ao plano individual?

Bom, a grande verdade é que ele acaba saindo muito mais em conta. Desse modo, quanto mais membros da família forem incluídos no plano, maior será o desconto.

O legal é que a adesão também é livre e a cobertura vai depender da opção escolhida pelo segurado e firmada em contrato. Isso também vale para o período de carência.

Plano de saúde empresarial

Os planos empresariais, como o próprio nome diz, são feitos para pessoas que trabalham em uma mesma empresa.

É exigido o vínculo empregatício ou estatutário com a pessoa jurídica contratante do plano.

Não há carência para os contratos com 30 ou mais beneficiários ou para quem ingressa no plano em até 30 dias da celebração do contrato.

A cobertura vai depender da opção de procedimentos escolhida pelo contratante e a cobrança dos beneficiários pode ser feita pelo empregador ou pela operadora.

Plano de saúde para MEI

O plano de saúde para MEI está disponível unicamente para Microempresários que possuem algum funcionário contratado.

Dessa forma, não é possível contratar esse tipo de plano individualmente. Mas, assim como nos demais, seu período de carência e cobertura variam de acordo com o acordo pré definido.

Agora que leu mais um dos nossos artigos e sabe quais são os principais tipos de planos de saúde disponíveis no mercado, confira as dicas da ANS sobre como escolher o melhor plano de saúde para garantir a tranquilidade e bem estar para você e sua família.