Tomar suplementos de colágeno realmente fará você parecer mais jovem?

Entre em uma loja de produtos naturais – ou qualquer supermercado ou farmácia – e você verá linhas e fileiras de suplementos que prometem tudo, desde melhor mobilidade nas articulações até cabelos mais brilhantes e pele mais clara. E o que todo mundo está falando agora?

Suplementos de colágeno, disponíveis em forma de comprimido, líquido, pó ou creme e dizem ser o segredo para manter rugas na baía . Mas o que exatamente é o colágeno? E vale realmente a pena extrair suplementos?

Pedimos aos especialistas para nos informar sobre o básico …

1.    Colágeno é uma proteína

“O colágeno é uma proteína importante que fornece estrutura para a pele, cabelo, unhas, tecido conjuntivo, cartilagem, ossos e articulações”, um médico on-line e farmácia. Especificamente, é constituído pelos aminoácidos glicina, prolina, hidroxiprolina e arginina e constitui cerca de 30% das proteínas do nosso organismo.

2.    Colágeno beneficia mais do que a nossa aparência

O colágeno colastrina confere força e elasticidade à pele, e é o que torna a pele mais jovem mais cheia e menos enrugada. Mas isso não afeta apenas a nossa aparência. O colagénio é também a cola que une os nossos ligamentos, articulações e ossos . Algumas colágenas atuam como coberturas protetoras dos órgãos do corpo, como os rins também.

3.    Nosso corpo produz menos colágeno à medida que envelhecemos

“À medida que envelhecemos, a produção de colágeno colastrina diminui e a matriz da pele tende a enfraquecer, levando a rugas, linhas finas e pele seca”, explica o Dr. Morrison. A exposição a fatores como a luz ultravioleta, uma dieta rica em açúcar ou o tabagismo também podem diminuir nossos níveis de colágeno. Além da pele mais velha, a falta de colágeno pode causar tendões e ligamentos rígidos e inchados.

4.    Os homens têm mais colágeno do que as mulheres

A perda de colágeno começa por volta dos 25 anos e, segundo algumas estimativas, teremos perdido até 30% de nosso colágeno quando tivermos 45 anos. Os homens, no entanto, têm uma pele mais espessa do que as mulheres e, consequentemente, mais densidade de colágeno.

Assim, enquanto perdemos o colágeno aproximadamente na mesma proporção, a pele das mulheres pode aparecer mais rapidamente do que a dos homens, por causa disso e da grande redução do colágeno experimentado após a menopausa.

colágeno colastrina
colágeno colastrina

5.    Cremes de colágeno provavelmente não reduzirão suas rugas…

“Há alegações de que a aplicação de colágeno na forma de cremes pode aumentar o colágeno dentro da pele, ajudando a reduzir os sinais de envelhecimento “, explica o Dr. Morrison. “No entanto, há poucos dados para apoiar essas afirmações – de fato, as moléculas de colágeno são grandes demais para serem absorvidas dessa maneira.

Esses cremes provavelmente funcionam apenas como um simples hidratante.” O consultor dermatologista Dr. Anjali Mahto, da The Cadogan Clinic, concorda. “Colágeno em um creme não faz nada, é uma molécula muito grande para atravessar a barreira da pele”, diz ela.

6.… mas suplementos de colágeno * podem *

“Há mais dados a favor de suplementos de colágeno tomados pela boca”, diz o Dr. Morrison. “Um estudo envolvendo 114 mulheres com idade entre 45 e 65 anos, que tomaram suplementos de colágeno por oito semanas, pareceu demonstrar uma redução nas rugas de 20% e melhorou a síntese da matriz dérmica. É improvável que o colágeno atingisse a pele diretamente, como seria digerido no estômago.

No entanto, os suplementos assegurariam um suprimento adequado de aminoácidos, que o corpo então usa para produzir seu próprio colágeno. ”

7.    Os especialistas continuam divididos sobre a eficácia dos suplementos de colágeno

“Eu continuo cético sobre os benefícios de tomar suplementos de colágeno ou bebidas para fins anti-envelhecimento”, diz o Dr. Mahto. Colágeno é uma proteína que é quebrada no intestino durante os processos digestivos para moléculas menores, como peptídeos e, posteriormente, aminoácidos.

Há pouca evidência de que a ingestão de colágeno todo sobreviverá à digestão e depois viajará na corrente sanguínea até a pele. Quantidades para fazer qualquer alteração significativa na estrutura ou função da pele.

8.    As experimentações em suplementos ao colagénio faltam um tanto

“Muitos suplementos de colágeno contêm fragmentos de colágeno (peptídeos de colágeno), em vez de todo o colágeno”, explica o Dr. Mahto. “Eu tenho ouvido freqüentemente o argumento de que esses peptídeos de colágeno ‘enganam’ o corpo a pensar que o colágeno foi quebrado resultando em nova produção de colágeno, mas eu trataria esses argumentos com cautela.

Em primeiro lugar, há poucos dados científicos robustos e validados de alta qualidade.

Ensaios para confirmar isso, e em segundo lugar muitos dos estudos realmente vêm do fabricante do produto em si, portanto, há claramente um conflito de interesses “.

9.    Pode não ser o colágeno suplementos dando às pessoas uma ótima pele

Poderia haver outro motivo, diz o Dr. Mahto, que as pessoas que tomam suplementos de colágeno ou bebidas parecem ter uma pele melhor. “As pessoas que consomem bebidas de colágeno ou suplementos são susceptíveis de ser um grupo de auto-seleção que já cuida de sua pele.

Esses indivíduos são, portanto, mais propensos a fazer outras coisas para ajudar a pele , como usar protetor solar regular, seguindo uma boa dieta , por isso é difícil explicar outros fatores de confusão nos estudos positivos “.

Ainda assim, se você não se importar com sua carteira, a maioria dos especialistas concorda que é improvável que os suplementos de colágeno causem danos.

10. Sua dieta pode afetar quanto colágeno seu corpo produz

“Da mesma forma que os suplementos podem garantir um suprimento adequado de aminoácidos, que o corpo usa para produzir seu próprio colágeno colastrina, você também pode obter esses aminoácidos comendo proteínas encontradas em carne, ovos, peixe e nozes”, diz Dr. Morrison. . “A melhor maneira de ajudar o corpo a produzir colágeno, necessário para reparar cartilagem, articulações e outros tecidos conjuntivos, e ter tecido magro metabolicamente ativo, é comer uma dieta saudável, com proteína adequada.

Também ajuda a evitar o estresse, obter suficiente dormir e comer muitos alimentos ricos em antioxidantes, vitaminas e minerais, como peixes oleosos, frutas, nozes e azeite. A ingestão de vitamina C também ajuda o corpo a produzir colágeno colastrina.

Se você fizer isso, os suplementos não devem ser realmente necessários.