Como conquistar clientes através das redes sociais durante a crise?

Gerir um negócio durante uma pandemia é um grande desafio. Isso também se aplica a campanhas de marketing. Confira como, graças às mídias sociais, você pode melhorar os resultados do seu negócio em tempos de crise.

A situação do mercado tornou-se muito complicada devido à pandemia de Covid-19. Muitas empresas não conseguem encontrar-se na nova realidade ou utilizar eficazmente os canais digitais para promover a sua oferta. Por outro lado, os clientes também estão mais cautelosos e contidos nas decisões de compra nestes tempos de incerteza.

Como proprietário de uma pequena empresa ou funcionário de marketing, você tem cada vez mais em mente. Você tem que lidar com vários objetivos. Ao criar a estratégia de marketing da sua empresa, pode ser construção de comunidade, geração de leads, criação de conteúdo ou uma mistura de tudo isso. Você está constantemente procurando por táticas avançadas para vencer a concorrência.

O que você vai fazer quando ficar sem grandes ideias?

Abaixo, preparei algumas dicas práticas que ajudarão você a superar fraquezas e melhorar os resultados da sua empresa graças ao uso das mídias sociais. Claro, você também pode usá-los em outros canais de comunicação com o cliente.

Aposte no otimismo e na esperança

O melhor conselho que posso dar a qualquer pessoa responsável pelo contato direto com os clientes é enfatizar o papel e usar a empatia.

O Covid-19 deixa muitas pessoas muito estressadas. Alguns estão à beira de quebrar ou podem explodir a qualquer momento. Podemos vê-lo cada vez com mais frequência em conteúdos tóxicos e comentários que aparecem nas redes sociais.

Nesta situação, como líderes, devemos mostrar compaixão e paciência, mesmo que nos sintamos estressados. Especialmente quando estamos em contato direto com os clientes, devemos definir nosso tom para o otimismo e a esperança.

Foco no personagem principal

Durante reuniões, palestras e webinars, muitas vezes enfatizo o papel do conteúdo e da história na condução de campanhas de marketing. É semelhante neste caso. Você quer mais clientes? Conte uma história com o personagem principal em mente (dica: não é você ou sua empresa).

O protagonista é sua comunidade e seu cliente ideal. Ao preparar sua comunicação, pense sempre em como seu conteúdo pode ajudá-lo. Tenha sempre em mente ajudar seu público a resolver seus problemas e alcançar seus objetivos. Ensine-lhes algo que eles devem saber.

Ajude-os a brilhar e ter sucesso. Isso tornará automaticamente seu conteúdo atraente e envolvente, pois seu público se sentirá como parte da história.

Faça parte da comunidade

Seja humano assim. A mídia social não é um tubo para transmissão, mas para interagir com o público. Concentre-se em ajudar os outros como sua prioridade. Passe 30 minutos por dia interagindo com sua comunidade. 

Converse com eles, responda aos comentários, pergunte como estão e veja se e como estão trabalhando para criar e fortalecer relacionamentos. Lembre-se de que, como comunidade, somos mais fortes juntos e ajudar os outros melhora o moral de todos.

Atenda o telefone

Em uma situação de crise, a melhor maneira de gerar mais leads e vender mais é ligar para um cliente potencial e atual. Ao contrário do que parece, muitas empresas se esquecem disso e se limitam ao contato por e-mail. Se os clientes filtrarem mensagens até agora, eles o fazem com ainda mais precisão durante uma pandemia. Seu e-mail pode não ser tão importante quando alguém tem assuntos mais sérios em mente.

Liga para mim. Dessa forma, você aprenderá primeiro por que as pessoas compram, mas também quais são as coisas que as impedem de comprar. Em tal situação, um arquivo do Excel funciona bem, no qual você salva todas as respostas e argumentos dos clientes. Mais tarde, você pode usar esses dados para criar conteúdo, páginas e funis de vendas com melhor conversão.

Por mais óbvio e simples que seja, poucas pessoas fazem isso. A maioria prefere adivinhar.

Determine o que você quer alcançar

Eu gostaria que você se lembrasse de uma coisa muito importante: Ideias sem realização são inúteis. Agir sem uma ideia é inútil.

Pouquíssimas pessoas sabem quais resultados desejam alcançar por meio de atividades de marketing.

Se você não for honesto e não conseguir mensurar os resultados de forma alguma, começará a produzir resultados e estratégias que são praticamente irrelevantes. Você deve ter evidências matemáticas de como suas ações afetam o negócio.

Cuide de cada elemento

No caso da mídia digital, o papel do profissional de marketing é atrair o máximo de tráfego fisicamente possível para o site ou blog . Isso não significa, porém, que ele seja totalmente responsável por transformar esse tráfego em vendas. Este é o papel do chefe da empresa e seu departamento de vendas. Verdade?

É semelhante com a entrada de uma loja tradicional. Quando um cliente entra em uma loja, comprar ou não depende de muitos fatores:

  • Na aparência da loja
  • Ofertas nas prateleiras
  • Como as mercadorias são apresentadas
  • Seus preços
  • Funcionários
  • Nível de serviço
  • A facilidade de comprar
  • Política de devolução, etc.

Assim, a publicidade no rádio ou jornal não é o principal determinante da taxa de conversão. Esse ônus recai sobre a operação da loja.

No caso do marketing na internet – se o site estiver fora do ar, o cliente não comprará. Você entende, não é?

Se minha experiência com o site for ruim, não comprarei – não é culpa dos anúncios. Uma experiência de compra ruim faz com que sua taxa de conversão caia. Você precisa gerenciar habilmente as expectativas dos clientes e o tráfego direcionado ao site. Seja honesto e específico consigo mesmo sobre o papel do tráfego do site e como o sucesso deve ser medido.

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